domingo, 18 de dezembro de 2011

IMAGINANDO (COMO SE FOSSE) NA PRÓPRIA PELE‏

Grande parte da humanidade, mesmo tendo ciência das misérias e dos sofrimentos que enchem a História,  e mesmo depois que tantos mestres passaram por aqui ensinando suas  doutrinas de Amor e Paz,  continua com sua tendência de só se preocupar com o que sente em sua 
própria pele... "e o resto que se dane".
Ah! bem aventurado aquele que sabe se colocar no lugar do outro para tentar entender sua
 dor!
Surpreendentemente, em pleno século XXI as touradas persistem em diferentes países, para vergonha de todos aqueles que dizem que vivemos num mundo evoluído e civilizado.Estes espectáculos bárbaros mais não são que uma reminiscência da Idade Média.No entanto, os mesmos continuam a existir devido aos poderosos 'lobbies' que os apoiam. Estes 'lobbies' mantêm este negócio sangrento por puro lucro, à custa da tortura, sofrimento e morte dos animais. Estes 'lobbies' têm o apoio de governos nacionais e locais, recebem apoio financeiro de empresas que pretendem promover os seus produtos como tendo um "sabor cultural" e recebem também a promoção dada pelas chamadas revistas mundanas que gostam de mostrar aquilo a que eles chamam pomposamente de gente bonita, que assiste a tortura dos animais. Apesar do decréscimo de público nos últimos anos, esta minoria continua a enriquecer torturando touros e cavalos. São bem conhecidas as várias tentativas de expandir o seu sangrento e sujo negócio para outros países.
Touradas de beneficência para angariar fundos para crianças de países do terceiro mundo, para angariar fundos para doenças incuráveis, etc, são outras tentativas de tentar dar a este espectáculo de tortura um ar de respeitabilidade. Se isto não fosse suficiente, também a Igreja Católica não condena estes espectáculos, pelo contrário, é comum que as touradas sejam feitas em honra de santos e com a benesse dos membros do clérigo. 
Não há justificação moral para recusar ter em consideração o sofrimento de um ser, seja ele animal humano ou animal não humano. Os animais são seres sensientes que experienciam alegria, felicidade, medo e dor, do mesmo modo que os animais humanosNinguém tem o direito de os fazer sofrer para diversão. Se qualquer tortura infligida a um animal merece ser condenada, as touradas são a pior forma de tortura, uma vez que são feitas em nome do entretenimento. Temos que acabar com toda a tortura praticada sobre os animais e terminar de uma vez por todas com estes espectáculos de brutalidade e violência. Quem tortura animais e lhes inflige sofrimento, mais tarde ou mais cedo fará o mesmo com o seu semelhante. 


"Não interessa se eles podem raciocinar; não interessa se eles podem falar; o que interessa é se podem SOFRER." 

Jeremy Bentham

PORTANTO, MEUS CAROS, SE HOUVER OPORTUNIDADE DE PROTESTAR, DE ASSINAR ALGO CONTRA TOURADAS, PELO AMOR DE DEUS, FAÇAM-NO!
OS TOUROS AGRADECEM.

Um abraço,
Sonia Mignot.



Nenhum comentário:

Postar um comentário