terça-feira, 11 de outubro de 2011

Sobre a defesa dos animais

A palestra “Sistema Legal de Defesa dos Animais” foi ministrada pela professora da Universidade Federal Rural de Pernambuco, Maria Adélia Oliveira, na tarde dessa quarta-feira (5), no Fórum Thomaz de Aquino, no Recife. O evento foi promovido pelo Juizado Especial Criminal do Meio Ambiente em comemoração ao Dia Mundial dos Animais, celebrado na terça (4). O encontro também possibilitou fomentar medidas capazes de atender às demandas de proteção ambiental.

A professora Maria Adélia falou sobre a defesa de todos os tipos de animais, sejam eles de produção (voltados à alimentação de seres humanos), estimação, cobaias ou silvestres. “Qualquer animal deve ser criado em ambientes que respeitem cinco necessidades básicas de uma vida saudável: fisiológica, ambiental, sanitária, comportamental e psicológica. Existem preocupações em busca de uma legislação que possa diminuir os problemas relacionados aos animais, embora a sociedade esteja cada vez mais indiferente”, disse a professora, integrante da Associação Pernambucana de Defesa da Natureza (Aspan), fundada há 32 anos. 

Para o responsável pelo 1º Juizado Criminal, juiz Ossamu Eber Narita, o trabalho da unidade não é só desfazer o mal; é construir o bem. “Não podemos ser apenas combatíveis, mas também proativos. Precisamos levar às pessoas esse nível de consciência ambiental”, disse. Ao final do encontro, o magistrado, a professora Maria Adélia, a titular da Delegacia de Polícia do Meio Ambiente (Depoma), Verônica Azevedo, e o promotor José Edvaldo da Silva reuniram-se para discutir a realização de análise científica e judicial no trato de alimentos de origem animal, tão discutidos nos últimos dias. Uma nova reunião será marcada.

Além da palestra, materiais informativos foram distribuídos e o filme “Irmão Sol, Irmã Lua”, do diretor italiano Franco Zeffireli, foi exibido. A obra conta a história de São Francisco de Assis, o protetor dos animais. A conversa foi promovida em parceira com a Aspan, com apoio do Núcleo de Responsabilidade Social e Sustentabilidade do Tribunal de Justiça de Pernambuco.

Histórico – O Juizado Especial do Meio Ambiente foi inaugurado em 5 de junho de 2009, Dia Mundial do Meio Ambiente, durante a gestão do desembargador Jones Figuêiredo Alves. O órgão é uma unidade ligada aos quatro Juizados Especiais Criminais da Capital e atende a casos geralmente relacionados a maus tratos a animais e desmatamento, encaminhados pela Promotoria do Meio Ambiente e pela Depoma. Queixa crime também pode ser feita por meio de defensor público ou advogado nas delegacias. Informações através do número de telefone (81) 3419.3602.

Nenhum comentário:

Postar um comentário